BM News Brasil - Notícia e informação à sua disposição! 5y6b3u

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025
Bento
Bento

RS deve ter calor, pouca chuva e muita umidade nos próximos dias 6d3356

Umidade elevada não trará chuvas expressivas ao Estado nos próximos dias 3s3x6o

RS deve ter calor, pouca chuva e muita umidade nos próximos dias
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem 5t252k
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os próximos seis dias no Rio Grande do Sul devem ter chuvas de baixo volume na maior parte do mapa, porém com calor e muita umidade. A previsão consta no mais recente boletim meteorológico elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga). 6t336r

Até quarta-feira, a presença de uma área de baixa pressão alongada, conhecida como “cavado”, tende a manter a nebulosidade e também a possibilidade de pancadas de chuva. A diferença é que, nesse caso, há chance de temporais em áreas isoladas.

Os volumes previstos serão inferiores a 10 milímetros na Região Central, Campanha e Fronteira-Oeste. Para as demais áreas, os totais devem oscilar entre 15 e 30 milímetros. No Alto Uruguai e Campos de Cima da Serra, os níveis podem alcançar 50 milímetros em determinadas localidades.

Leia Também:

Estiagem

Até sexta-feira (18), ao menos 412 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul já haviam decretado situação de emergência por causa da falta de chuvas, conforme a Defesa Civil. O índice é de quase 83%. Destas cidades, 384 já receberam homologação pelo Executivo gaúcho e 378 delas obtiveram reconhecimento da medida pelo governo federal.

Esse tipo de documento é exigido para que uma prefeitura tenham o a ajuda humanitária. Trata-se, também, de um requisito para que agricultores e pecuaristas locais possam repactuar dívidas relativas a financiamento agrícola.

Tal cenário motivou, nesta semana, um protesto de pequenos produtores em frente à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, em Porto Alegre. Na pauta, o clamor por ações urgentes dos governos estadual e federal para minimizar os efeitos da falta de chuvas.

Dentre as reivindicações estão a liberação de crédito e auxílio emergencial, criação de Comitê Estadual da Estiagem, a anistia de dívidas e liberação de milho com valor subsidiado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). À tarde, líderes da mobilização foram recebidos por integrantes do secretariado estadual.

Em nota, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural informou que “tem concentrado esforços para agilizar a tramitação do Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural e beneficiar os produtores rurais, em meio a uma das estiagens mais severas das últimas décadas”.

Comentários: 5s5jj

Veja também l293g

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal 2z2z29

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais! 436s3y

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )