BM News Brasil - Notícia e informação à sua disposição! 5y6b3u

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025
Bento
Bento

Notícias Política 6663l

Projeto define regras para projetos de telecomunicações na Amazônia 3p6r12

Operadoras deverão priorizar tecnologias que minimizem os impactos ambientais e criar contrapartidas sociais 4j5g2d

Projeto define regras para projetos de telecomunicações na Amazônia
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem 5t252k
Máximo 600 caracteres.
enviando
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Mandel quer desburocratizar o processo sem desrespeitar o meio ambiente

O Projeto de Lei 4897/24 cria um marco regulatório para a infraestrutura de telecomunicações na região amazônica, definindo também critérios de proteção ambiental e engajamento das comunidades locais. 343m55

Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, a implantação de infraestrutura de telecomunicações na região amazônica deverá seguir os seguintes princípios:

priorizar tecnologias e práticas que minimizem os impactos ambientais, como o uso de fontes de energia renovável e a adoção de medidas de compensação ambiental; garantir a participação das comunidades locais, indígenas e tradicionais nos processos de planejamento, licenciamento e implantação dos projetos, por meio de consultas prévias, livres e informadas; simplificar os procedimentos de licenciamento ambiental e otimizar os processos de outorga, buscando a agilidade e a eficiência na implantação dos projetos; e promover a inclusão digital de todas as comunidades da região amazônica, buscando reduzir as desigualdades sociais e territoriais.

Baixo risco No caso dos projetos de menor porte e que apresentem baixo risco ambiental, o procedimento de análise para o licenciamento deverá ter prazos reduzidos e menos exigências.

Leia Também:

Por fim, as operadoras de telecomunicações deverão estabelecer programas de contrapartida social, visando beneficiar as comunidades locais com ações nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

“A definição de marco regulatório específico para a região amazônica contribuirá para a expansão da conectividade, promovendo o desenvolvimento sustentável”, defende o autor da proposta, deputado Amom Mandel (Cidadania-AM).

Próximos os O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; de Comunicação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Agência Câmara Notícias
Comentários: 5s5jj

Veja também l293g

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal 2z2z29

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais! 436s3y

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )